domingo, 18 de agosto de 2013

ENGORDA

Mar que come praia



O APS vai domingo, 25 de agosto, constatar as obras de recuperação da orla de Jaboatão dos Guararapes. O passeio dá mais de 50km, todo urbano, terreno plano. Sai da Jaqueira às 7h da manhã e imprime um ritmo mais acelerado do que nos passeios curtos. Revise a bicicleta, use capacete e luvas. Siga o guia e não fique atrás do ciclista-vassoura. Mantenha-se no grupo e atenda a solicitação do apoio para maior fluidez do trânsito e segurança do ciclista. Aquela sua câmara de ar sobressalente, esqueça não, tá? O programa de engorda da faixa de areia das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada faz parte de um projeto maior que engloba também Recife, Olinda e Paulista.Os quatro municípios representam 22,5% da orla pernambucana. A areia necessária à contenção do avanço do mar vem de uma plataforma marítima no Cabo de Sto. Agostinho. Os "entendidos" - rssrsrs - dizem que a faixa de praia recuperada protege os imóveis  atingidos pela erosão costeira, estimula o turismo e o aquecimento da economia. As obras em Jaboatão, primeira cidade contemplada, foram iniciadas em janeiro e estão quase concluídas.


Pelas fotos do reconhecimento de percurso, já dá pra ver que o lugar está mais que lindo. Os trabalhos começaram por Barra de Jangada, onde o APS para pra repor as energias, e vão terminar na igrejinha de Piedade. O bar de apoio é bem interessante, tem uma estátua de Iemanjá, pra você fazer seus pedidos de Natal antecipado - rsrsrs - ou pedir aquele amor de volta ou, quem sabe, um novo amor, ainda sem manias - kkkk. Tem até um chuveirão, onde o banho custa R$ 2. Vale a pena tirar o calor e, quem sabe, o sal marinho caso você arrisque um mergulho. Por ali tem placa de "danger", perigo, gente, seu" Tuba por estar rondando a área que é mais dele que sua. Na volta, um pequeno trecho de trilha super bonito, uma estreita passagem entre pedras, mar e altos prédios. Os serviços da engorda da orla de Jaboatão estão bem adiantados e nova larga faixa de areia deixa o banhista bem à vontade. Vamos lá. Bom domingo, bom passeio.

2 comentários:

  1. Moro em Barra de Jangada e pedalo com minha esposa todos os finais de semana e quando possível às quartas e sexta-feiras. A orla está ficando uma beleza, só falta agora a ciclovia ligando tudo isso ao Recife. Vai ser uma beleza. Abrs.para todos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carlos. Vamos parar naquele bar que tem uma estátua de Iemanjá (acho que sim), em Barra de Jangada. Quem sabe a gente não se encontra.

    ResponderExcluir