domingo, 21 de julho de 2013

MINA DE TIAGO

APS pinta o sete no ateliê de Tiago Amorim

Reconhecido como um dos melhores representantes da arte popular brasileira, mais especificamente a pernambucana, Tiago Amorim recebeu o APS, no domingo 21 de julho. Localizado no Alto da Mina, em Olinda, o ateliê que atende o público nas terças, quintas e sábados, foi especialmente aberto para a visita do grupo. O APS saiu da Jaqueira numa manhã de muita chuva, às 8h, com 34 ciclistas. O pessoal se divertiu e, por opção, se dividiu em dois grupos. O primeiro acompanhou Tiago em várias atividades, entre elas, a construção (sei lá se o nome é esse - rsrsrs) de uma cabeça de barro para um corpo feminino que o artista, estrategicamente, já havia deixado à espera do APS. Aos 70 anos, esguio e de braços ainda definidos, o artista trabalha rápido, concluindo a cabeça em pouco tempo, sob olhares atentos e curiosos. 

Tiago Amorim demonstrando rapidez e agilidade ao fazer uma cabeça de mulher

O segundo grupo preferiu a área externa, onde animais se misturam à arte. Um pouquinho atrevido - rsrsrsrs - mais do que da conta, o povo ali se fez nas brincadeiras de segurar peitos de esculturas femininas de quadris avantajados - rsrsrsrs. Não só peitos, mas aquelas partes íntimas frontais e posteriores que, mesmo de barro, aguçavam a típica malícia, mais descontração, do ciclista apessiano. Legal, muito legal, sobretudo a postura de Tiago Amorim que "deixa estar, se eles estão ali é porque preferem" - rsrsrsrs.

Conhecendo a área verde do ateliê

Prevista para 30min, a visita durou mais que uma hora. Também, numa manhã chuvosa de domingo preguiçoso, aquele passeio foi uma tranquilidade. Contou com novatos, veteranos e voltantes. Zena e Ivan, uau, estavam lá. Tio Davi, garanto, foi levado pelo sobrinho Zé Alberto. Tomaz reapareceu certamente porque já esperava dar de cara com a nudez artística das peças de Tiago Amorim. Tô dizendo, viu? Oreco prometeu e foi. Também já fazia um tempo que ele só deixava saudade. Bebeto Abreu estava meio saidinho pro lado daquelas "estautas". Luiz Miguel, nome de cantor romântico - rsrsrs -, parece que foi ele, não garanto, que recolheu uma cota para o lanche dos meninos da comunidade, acolhidos para aulas de arte popular, ministradas por Tiago Amorim.
 
O projeto Alto da Mina atende jovens da comunidade

Maroca não foi, mas teve a sorte de contar com um olheiro digno do posto de auxiliar. Sobre Luciano Alcântara, a fofoca correu solta. De bicicleta novinha em folha, o cara deixou de fazer o longão de lama e dilúvio só pra não sujar a magrela. Coitchado, o Alto da Mina se encarregou de fazer o batismo. Mas a maior surpresa ficou por conta de Rodolfo Bakker que mora bem pertinho dali, no começo da ladeira que leva ao ateliê de Tiago Amorim. Casa boa a de Rodolfo, viu? Um senhor casarão onde o APS pretende instalar sua sede de verão - kkkkkkk. Na Jaqueira, o reencontro com Luciano Rocha e Catarina Elma, que juram de pés juntos, que vão voltar pra amizade do APS, dentro em breve. O grupo é paciente - rsrsr.

 Futura sede de veraneio do APS - kkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário