sexta-feira, 8 de março de 2013

RECIFEO!LINDA

Cidades quatrocentonas ainda são adolescentes

Recife com suas pontes, Olinda com suas ladeiras, as duas estão no roteiro do APS, no próximo domingo, 10 de março. A pedalada é uma homenagem de aniversário que o grupo presta às duas cidades históricas de Pernambuco. Mal-cuidadas, maltratadas, sujas, ainda assim muito lindas e amadas. Cortadas por rios e margeadas de praias, Recife completa 476 anos e Olinda, dois anos a mais. O APS sai do Parque da Jaqueira às 8h pra realizar um passeio de 25km.


Apresentadas ao turista como cartão-postal recifense, as pontes também são o elo entre ilhas e bairros. Foram construídas para favorecer o crescimento da cidade, permitindo a passagem de pedestres, trens e veículos. A Duarte Coelho, por exemplo, que liga as avenidas Guararapes e Conde da Boa Vista, tinha uma linha ferroviária que ia até o bairro de Caxangá. Hoje, ela é de concreto armado como também a ponte do Limoeiro, que une a Avenida Norte ao Cais do Apolo e servia ao trem que saía da velha Estação do Brum. A da Boa Vista tem um tempo recorde de construção - apenas sete meses - feito criança que nasce antes do previsto. Liga o bairro da Boa Vista ao de Sto. Antônio, através das ruas Nova e Imperatriz. Tem também a 12 de Setembro, mais conhecida como Giratória, porque era móvel pra dar passagem a barcos e navios. Sua atual estrutura fixa recebe todo o movimentado tráfego entre o cais de Sta. Rita e o da Alfândega. O APS vai passar pelas quatro e dá uma parada pra hidratação no Marco Zero, também um dos pontos mais turísticos e bonitos da cidade. Paradinha rápida, viu gente, porque ainda tem outros quilômetros pra se pedalar e curtir. 


Olinda é a segunda etapa do passeio de aniversário. O blog falou das ladeiras porque Olinda Alta é sinônimo de sobe e desce, mas a programação se completa no Mercado da Ribeira. É lá que fica a surpresa do APS para o ciclista. Prepare a câmera fotográfica e a filmadora. Faça caras e bocas, gestos e poses. Sorria, você está ao lado de 24 bonecos gigantes que fazem o carnaval de Olinda um dos mais animados do mundo, competindo em pé de igualdade apenas com o do Recife. Aberto à visitação pública, o Mercado mantém os bonecos em exposição permanente. A Noiva e Lampião são algumas das atrações criadas por diversos artistas plásticos. O famoso Homem da Meia Noite, desculpe, está ausente da mostra porque é guardado na sede do bloco Homem da Meia Noite, mas os bonecos carnavalescos do Ribeira exercem o mesmo fascínio. Pesando entre 15 a 25 quilos, isso no "lombo" de uma pessoa só, durante o desfile de Momo, deve causar escoliose, lordose, hérnia de disco e de dvd - rsrsrsrs. Por falar em dvd, o Mercado da Ribeira, do século XVIII, tem um sonzinho gostoso de carnaval. O administrador Coquinho, um dos artistas locais, prometeu agitar o pedaço. O mercado tem dois pontos de apoio pra hidratação. Reclame se cobrarem "preço pra turista" - rsrsrsrs. O APS é da terra, e que Terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário