segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RESERVA DO PAIVA

Passeio com sol escaldante leva ao Paiva


A pedalada desse domingo 24 de fevereiro previa uma "olhada" num dos condomínios da Reserva do Paiva. Infelizmente, o grupo chegou algumas horas depois - rsrsrsrs. Na véspera, o condomínio Vila dos Corais havia sido inaugurado e entregue a seus moradores e a construtora, portanto, já não podia mais autorizar a entrada do grupo. Nada, não. Nada tirou o brilho do passeio: primeiro pela receptividade que a Associação Geral destinou ao grupo, com infraestrutura de segurança e viatura médica (graças a Deus, não foi preciso - rsrsrsrs) e segundo por mostrar, através de vídeo, o que é um bairro planejado, tendência que deve se solidificar no mercado imobiliário nos próximos anos. Goiana, Camaragibe, Paulista e outros municípios dispõem de projetos de bairros semelhantes, com investimentos não tão caros, voltados ao segmento mais popular. A Reserva do Paiva é o primeiro modelo implantado em Pernambuco, embora só deva estar concluído dentro de 10 a 15 anos.


Gabriel Belmont, coordenador geral da Associação Geral do Paiva, explicou que o complexo terá hoteis, condomínios residenciais, centros comerciais, equipamentos de esporte e lazer, tudo construído por etapas. A primeira fase, já entregue, compreende a ponte do Paiva - aquela que encurtou distância entre o Recife e as praias do Litoral Sul -, a Via Parque - que tem ciclovia de cerca de 7km, hoje "entupida" (rsrsrsrs) de ciclistas - e o Condomínio Morada da Península. Desde sábado, 23 de fevereiro, também a Vila dos Corais, para a qual o grupo chegou atrasado - rsrsrsrsr. As construções continuam a todo vapor, mas o que mais atraiu o apessiano foi saber que há um lado social por trás de tudo isso. A geração de empregos entre os moradores da comunidade, desde quando o Paiva era ainda uma praia deserta, cheia de pescadores; conscientização de antigos e novos moradores para a coleta seletiva; cooperativas de reciclagem para reutilização dos resíduos como matéria-prima; finalmente, oficinas de artesanato, gerando objetos de decoração e utilitários. O legal nisso tudo é o aumento da renda familiar. Para outras informações, conhecer e comprar o artesanato, os interessados devem entrar em contato com a Associação Geral da Reserva do Paiva - 3522.9091 - agrp.coordenacao@gmail.com


 A volta ao Recife foi cansativa, escaldante. Sol na cachola, bucho de cabidela e peixe ao molho, cãimbra nas pernas. Restava pelo menos a lembrança do mergulho no mar do Paiva e o banho de mangueira no bar. Até a câmera fotográfica do blog entendeu de não funcionar na foto oficial, em pleno mirante da Ponte do Paiva. Mas aventureiro que se preza não perde pose nem oportunidade. Imagine, se não for fofoca de Maroca, que dois ciclistas que vinham vassourando o grupo terminaram testemunhando o desespero de uma moça que tentava fazer xixi em rua escondida - rsrsrsrsrs.  E entre vivos e mortos de cansaço, salvaram-se todos para honra do APS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário