domingo, 9 de dezembro de 2012

METRÔ

Ciclista aprova intermodalidade


Essa túia de ciclista agradece à CBTU - Metrorec a oportunidade de fazer um passeio integrando a bicicleta ao metrô. À superintendência, diretorias, departamentos, assessssorias e demais setores envolvidos nessa aventura de conhecimento. Um agradecimento especial a Lima de Souza, do setor de Operações, que abraçou a causa com carinho e, com agilidade, proporcionou ao grupo a experiência da intermodalidade. Também de forma especial, o agradecimento aos funcionários que, com tanta eficiência e simpatia (até pareciam fazer parte do grupo - rissss), deram conta da segurança dessa turma animadíssma que é o ciclista apessiano. Imagine, CBTU, abrir as portas pra mais de 100 ciclistas, falantes e brincalhões, e suas respectivas bikes, poderia ter resultado não muito satisfatório, mas o APS acredita que ambas as partes tiveram nota dez (rssss).  

A intermodalidade bike-metrô é um projeto antigo do APS que somente agora foi viabilizado. Pra falar a verdade, o APS não botava muita firmeza porque o número permitido de bicicletas nos vagões é limitado, o que não é bem o caso do grupo que sempre pedala com mais de 50 ciclistas. Mas, tentar não custa e lá se foi o APS pedir autorização à CBTU. O passeio foi ótimo e, parece, todo mundo curtiu numa boa. Foi mais gente do que o esperado, inclusive, gente que nunca havia andando de metrô. A CBTU reservou os dois últimos vagões para o grupo e deixou organizado todo um esquema de recepção e segurança. O pessoal destacado para atender o APS foi na medida.  


Os dois coordenadores - Gil e Márcia - cada qual num vagão, tomando conta da turma, hein (rsssss). Entre uma parada e outra, a fotógrafa aproveitou para registrar o movimento em cada um dos vagões. Ôpa.... ui.... Se as fotos ficarem tremidas a culpa não é da fotógrafa labiríntica, mas daquele sacolejo legal pra afinar cintura (rsss). Coincidência ou não, parece que os ciclistas - naturalmente, claro - se acomodaram nos vagões de acordo com as características de "mais descontraídos" e "menos inquietos". O primeiro grupo chegou a teatralizar personagens do metrô de Zorra Total. Foi ótimo. O segundo curtiu mais a paisagem pelas janelas fechadas e transparentes do transporte sobre trilhos, tudo devidamente registrado.


Com 28 estações e 39,5km de extensão, o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos atende Recife, Jaboatão e Camaragibe. Indiretamente, no entanto, toda a Região Metropolitana é beneficiada através da integração com linhas de ônibus, o chamado transporte sobre pneus. Mais de 200 mil pessoas são atendidas diariamente. A qualidade do serviço vai melhorar no próximo ano, a partir de março, quando estiver funcionando o primeiro dos 15 novos trens que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos comprou para operar na Região Metropolitana do Recife. Inicialmente, o tempo entre viagens vai se reduzir de 10 para oito minutos. Quando todos estiverem funcionando, o tempo de espera na estação vai cair para apenas quatro minutos. O segundo trem deve chegar em fevereiro de 2013 e o restante até novembro.


O APS desceu no Terminal Integrado de Passageiros, Estação Rodoviária, e entrou pelas matas do antigo Engenho São João. A parada pra hidratação, com água de coco e refri, e direito a uma pequenas comilanças de espetinho (rsssss) foi na praça da Várzea. De lá, o grupo entrou pela Nova Caxangá, Dois Irmãos, Poço da Panela, Parnamirim e concluiu o circuito de 25km na Praça da Jaqueira.

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