terça-feira, 19 de junho de 2012

ARRAIÁ DO PESSOÁ

Carta a você

Oi, pessoal. Desculpe aí se não deu pra atualizar o blog, contando fofocas e novidades do são joão APS. Bem que tentei. Ontem, por exemplo, noite de segunda, madrugada de terça, escrevi três textos e, acredite sem duvidar, perdi todos eles antes da publicação. Coisas de computador e internet. Resolvi desligar a famigerada máquina que só trabalha quando quer (rsssss). Já passava da meia-noite, estava cansada e com sono. Fazia um friozinho legal e fui dormir. O HD (o meu, claro) já estava falhando, falhan... falh... fa... Acordei hoje, terça, não tão renovada, mas com a convicção de que a resenha jornalística seria transformada em carta. Afinal, sou ótima em cartas (rsssss). Quando eu era menina (faz pouco tempo - rsssss), minhas amigas se declaravam aos namorados utilizando cartas minhas obviamente assinadas por elas - kkkkkkkkkk.

Deixando de conversa mole, esta carta afirma em alto e bom som e tom que a festa foi de arrepiar. Pra mim (digo "pra mim"), o que existe de melhor na salutar convivência apessiana é que dela participam famílias inteiras - pais, mães, filhos, avós (eu mesma já sou vovovó, assim mesmo, com três sílabas - risssss), primos, irmãos, amigos, amigos dos amigos, amigos dos amigos dos amigos, grupos que se juntam e formam um só grupão de gente animada, descontraída, querida. Acho que em outros grupos também deve ser assim, igualzinho ao APS, onde todos se amam e curtem a diversão, o verde, a cidade, a bike. Mas, como sou fã de carteirinha, totalmente apaixonada, minhas palavras são superlativas pro APS. Tô me dizendo agorinha: "Roberta, deixe de lero-lero e vá direto ao ponto. Conta como foi a festa junina, menina ".

Foi o máximo. Senti falta de muita gente, mas amigo não cobra. Amigo sente falta, saudade, mas entende. Agora, Maroca estava lá, conferindo a tudo e a todos. Foi ela quem me contou, já que eu estava ocupadíssima em curtir minha barriga grávida. Num tem gente que adoraria ser rainha do milho? Pois eu sempre quis ser a noiva barriguda do arraiá mais animado do mundo. Então, Maroca mandou brasa na fofoca: Alberto deixou a barba crescer (rssssss) se preparando pro são joão; Jandete, eu se fosse Alberto morria de ciúme de tu. Tu é linda, mulher. Nath Pão com Água passou o tempo todo agarradinha a Jarde Oxente; Ana B e amiga, aquela que meu HD nunca permite lembrar o nome, estavam lindamente sorridentes, quero até saber nome e endereço do dentista delas (rssss); sim, e Ivan, o coitado foi de muleta e pé engessado, mas tava lá de atestado médico devidamente comprovado (rssss).


Ommmmmm, ommmmmmm (tô cascavilhando meu HD) ommmmmmmm....Neto, de Joaquim, liberado da escola só no são joão, viu, seu danadinho? Neto, de Deorge, herdou o apetite do avô (coisas de Maroca,  Deó, eu jamais teria notado seu jeitinho voraz de comer) kkkkkkkkkkkkk; a pequeninha Clara Guerreira de carruagem, digo, de bike nova, de família a tiracolo; e Dandan... perdeu a gravata mas não perdeu a pose. É isso aí, gente. Aquelas moças de verde, Uda e Lígia, vestidas que nem gêmeas loura e morena, confesse, estavam graciosas, assim como as de azul, de lilás, de flores e copas. E os rapazes, dona Maroca achou todos lindos, mas o mais lindo era um matuto chamado Gil (rsssss). Atirada como ela só, doninha Maroca dedicou muito tempo piscando olhos pro lado masculino. Imagine,encantou-se  por aquele macho cabra da peste vestido de rosa (rssss). Ricardo Nogueira de bate-papo com Zena, irmã dele, linda de chapéu de couro emprestado. Maaaaaaroca, que fofoca. Emprestado? Acredito não. kkkkkkkkk


Tá vendo como sou boa de carta. Os dedos tão aqui tamborilando no teclado porque tem muita coisa pra contar. Meu problema mesmo é o HD com mais de 60 anos de trabalho diário que nem remédio de uso contínuo. Maroca ficava de olho grudado no povo e nem  avisou que minha barriga de travesseiro estava prestes a vir à luz. Que agonia -  kkkkkkkkkkkk. Meu modelito anos 1920 foi by me. Tudo arranjado de última hora, emprestado do meu estúdio de fotografia. O modelito de meu marido, o matuto Gil, foi by loja. O modelito de Míriam, última palavra em TNT, estava sen-sa-ci-o-nal. Maroca só não descobriu quem é o original estilista que assinou a roupa de Roberto e de alguns outros que ficaram pelas mesas. Deve ter sido de um tecido qualquer (rsssss) que mancha na água. Provavelmente, foi por isso que essa turma preferiu não dançar. Maroca é maldade pura, concorda?

Agora, tem fundamento, né gente? Gundo mesmo quadrilhou embaixo de maior toró, nem reclamou. Melissa também, Gláucio idem; Murrinha e Luciano Dois se divertiram a valer e o arrasta-pé era tanto que faltou chulé. Ainda bem! Maroca não conseguiu visualizar Luciano Olhos Verdes no salão. Nem Frank que, parece, ficou o tempo todo agarrado ao prêmio de um milhão. Ricardo Lisboa...nada de forró, o tempo todo só de papo com Ivan de gesso no pé. Tá vendo como são as coisas? Era tudo tão familiar e amigavelmente divertido que Rainner e esposa levaram o AUmigo bem especial. Olha, só de ciclista eram 98. Nem tô me referindo aos que foram de carro, a pé ou voando. Difícil lembrar aquela pá de gente todinha, naquele arraiá.

 
Michela...Michela é fácil lembrar. Duas maria-chiquinhas destacavam Michela na hora de puxar a quadrilha. Parece até que ela é portadora do dom da previsão. E num é que quando a moça anunciou "preparar pra chuva" choveu de verdade? O maior dilúvio naquele Mercado da Boa Vista, palco das festas juninas do APS, há cinco anos consecutivos. Oh, gente, foi muito bom. Aquele padre Cunha num tem igual. Se houvesse, seria imitação barata. Sabe por que o sermão é rápido, objetivo e certeiro? Ah, padre Cunha adora dançar, cair na gandaia junina e se preparar pro ano que vem. Adepto das novidades capazes de acelerar a mobilidade urbana, padre Cunha montou um transtreco na bicicleta, uma espécie de carrocinha movida a pedal, legal pra carregar apetrechos necessários a várias cerimônias num dia só.

Tomaz desfilou, dançou, se esbaldou e filmou. Tá lá no facebook dele. Eurico e Socorro, que casalzinho arretado de simpático, até Maroca notou. Maroca, minha filha, cadê você? Vá, me conte mais, me diga tudo, váaaaaa. Ah, sim... a equipe Good marcando presença, os laranjinhas (gente boa, viu) legítimos representantes de Olinda. David, Milton,Júlia, Humberto, Hipólito, Márcia Esteves, tudo lá garantindo a animação. E Serginho Hazin, minha gente, saindo de Jampa direto pro são joão, me conta o segredo de tanta disposição (gosto de rimar - rssssss). Paipinha e amigos se despediram cedo, mas a tempo de deixar recado de paz e amor, galera, tudo por um trânsito melhor, cheio de bike e um carro a menos. Por falar em bike, você sabia que a bicicleta de Denise tem cestinha pros dias de feira? Sacou, Denise? kkkkkkkkkk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário