segunda-feira, 5 de março de 2012

MONTES GUARARAPES

Mirante às avessas mostra mesma beleza

Enviado por Ricardo Nogueira, visão do traçado

Um caminho bem diferente do habitual asfalto levou 81 ciclistas, nesse domingo 04 de março, ao Parque Histórico dos Guararapes, em Jaboatão. O sol estava de lascar, mas a aventura proporcionada pela trilha e a curiosidade de "onde aquilo ia sair" mataram qualquer possibilidade de nota baixa ao passeio, apesar das seis quebras. O grupo saiu às 8h, seguiu pela Mascarenhas de Moraes, passou em frente ao Aeroporto. Foi aí que trocou de rota. Escanteou a ladeira principal que dá acesso à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e se embrenhou naquele chão estreitinho, de terra batida, cheio de mato e erosão.

O grupo começando a subir uma das trilhas do Parque Histórico

E foi subindo, subindo, subindo sem olhar pra trás. Era uma fileira de gente, de longe parecendo formiguinha em horário de labuta. Tava bonito, viu. Mais bonito, a disposição com que a turma boa encarou o "desconhecido" perfil dos Guararapes. De repente:" Ooooooooooooooh! Eu conheço, é o Mirante". Sim, o Mirante onde o Exército mantém guardada a história do lugar - brasileiros, portugueses e espanhois em luta, em mil seiscentos e antigamente. Desculpe a memória (rsssssssss). Mas ali é muito lindo. Dá pra ver Olinda, Recife, Jaboatão, dá pra ver tanta coisa, até o horizonte. Com direito a descanso e um pedido de socorro "quero água", o APS ficou ali por alguns minutos, o tempo de se deslumbrar e fazer caras e bocas diante das câmeras.

Descanso sagrado depois de tanto esforço

Levanta, gente, que tem mais. Tem ali a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, uma ladeira pra descer (cuidado) e outra pra subir (forrrrrrça). E cadê a água? Os primeiros a chegar ainda conseguiram coco morno e até tirar uma lasquinha naquele acarejé boiando em óleo. Urgh! Os outros, coitados, boca seca mesmo. Então, tá, aproveita pra fazer novas poses e captar novas imagens pro álbum virtual. Gêmeos, Totô, Juliano, Lula, Rogério, Zé Pequeno, Lula de novo, Dora...aquele pessoal que faz parte da galera desaparecida tava tudo por lá. Aos novatos, que bom dizer: sejam bem vindos e até domingo.

O gesto de quem gostou
Sim, domingo tem pedalada em comemoração aos 475 anos da capital pernambucana. Olinda também faz aniversário, mas a festa pedaleira vai ser separada. O APS vai com a turma da Secretaria de Turismo do Recife, devidamente convidado por Ana Helena, organizadora do evento, que foi à Jaqueira só pra conhecer o grupo. Aguarde detalhes do passeio pelas pontes e como se inscrever.

Ana Helena fez parte do percurso com o APS

Nenhum comentário:

Postar um comentário