quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PEDAL VERDE

O APS vai pedalar neste próximo domingo, dia 11 de dezembro. Sem tempo para fotografar e pesquisar o assunto, aqui vai só a confirmação da saída, às 8h, do Parque da Jaqueira. O percurso é de mata e barro, do jeito que o povo gosta (rsssss).

Abaixo, matéria da pedalada alternativa realizada no feriado de 8 de dezembro.



APS acompanha Bicicletada Recife em passeio ecológico

Nada mais ecológico do que plantar mudas de pitanga numa pedalada alternativa, subindo Aldeia e voltando pelo Sítio dos Pintos, num total de 55 quilômetros. Foi assim que o APS passou o feriado municipal de 8 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Recife. Enquanto o morro que acolhe a imagem da santa fervia em festa religiosa e profana, o grupo ciclístico seguia a Bicicletada Recife até o condomínio Terra Viva, km 14 de Aldeia, numa homenagem ao Ano Internacional das Florestas - 2011. Recebidos com um café da manhã regado a bolo, sanduíche, sorvete, tapioca, café e variedade de sucos, os ciclistas não se fizeram de rogados e mostraram que pedalar abre o apetite (rsssss). Pra quem anda de dieta, difícil foi resistir a tantas ofertas calóricas (rssss).

Cercado de área verde totalmente preservada, o condomínio agora conta também com mudas de pitanga, plantadas com ajuda do APS e da Bicicletada Recife. O plantio teveum momento à parte quando o biólogo Lúcio Flausino, um dos organizadores da Bicicletada Recife, afirmou que o evento é uma forma de homenagear 2011, ano internacionalmente dedicado às florestas, e de cada um fazer sua parte, por menor que seja, na preservação da natureza. Nativa de região de mata atlântica, a pitanga também pode ser encontrada em restinga. A árvore chega a 10/12 metros de altura. Arredondado, o fruto é cheio de gomos e geralmente vermelho, mas há outras variedades (você sabia?) nas cores preta e amarela. Depois de toda essa aula copiada na internet, o bom é saber que além de comida naturalmente ou em forma de um suco bem gostosão, a pitanga tem baixo valor calórico e considerável quantidade de sais minerais e vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário