quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MATRIZ DA LUZ

APS sobe colina de povoado

Matriz da Luz é um povoado bucólico com permanente ar de tranquilidade. Distrito de São Lourenço da Mata, localiza-se no alto de uma colina, entre as bacias dos rios Capibaribe e Jaboatão. É pra lá que o APS vai neste domingo, 18 de setembro, num percurso de 65 quilômetros, pouquinho mais pouquinho menos, a depender de uma esticada a um banho de bica. O caminho é diversificado e oferece da subida à descida, da BR à mata, do canavial ao urbano. Matriz da Luz carrega o mesmo nome da igreja principal, no centro do povoado. Sem estilo definido, já que passou por várias modificações ao longo dos séculos, a igreja fica no mesmo largo onde a capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi, depois, construída para a realização de cultos religiosos dos negros. O ponto de descanso é o bar de Maria José, mais conhecida como Tô, que vai preparar uma mesa de iguarias regionais, ao preço de R$ 7 (sete reais) por pessoa. Lá tem chuveirão e frondosas árvores que dão a maior moleza (rs). O bar está localizado na área rural.


A saída é às 7h do Parque da Jaqueira, mas não se avexe com o horário da volta. Se você tem compromisso à tarde, lembre-se de que a pedalada é longa e imprevistos podem ocorrer, retardando qualquer previsão. Matriz da Luz é um passeio que vale a pena ver com a curiosidade e descontração do apessiano. Cercado por antigos engenhos de cana de açúcar, como Tapacurá e Pixaó, o povoado já foi rico em pau-brasil e era conhecido por Muribara. Verifique sua bicicleta, faça uma revisão, use capacete e luvas e esteja atento à orientação do apoio. Siga o guia, não se disperse do grupo nem fique atrás da vassoura. Por motivo de segurança, o grupo deve obrigatoriamente deslocar-se pelo acostamento da BR 232. Leve sua garrafinha com água, durante o percurso aproveite as rápidas paradas para hidratação, não esqueça o protetor solar e seja solidário. Leva sua câmara de ar sobressalente, você sempre pode precisar.

Um comentário:

  1. eu sou de glória do Goitá e queria achar minha família que e de matris da luz. não sei de muita em formação só sei que tenho uma irmã chamada mikaely e que o apelido da minha mãe biológica e negona só isso que eu sei mesmo.

    ResponderExcluir