segunda-feira, 26 de setembro de 2011

TRÂNSITO

Ciclistas unidos no aniversário do Bptran

Os números ainda não são oficiais, mas cerca de dez mil pessoas se espalharam pelas ruas do Recife, nesse domingo 25 de setembro de 2011, no V Passeio Ciclístico em comemoração ao 19º aniversário do Primeiro Batalhão de Trânsito de Pernambuco. Pra você ter uma ideia da fila que se formava, toda a rua da Aurora estava completamente tomada pelas cores verde e amarelo, da Ponte Velha até a Ponte do Limoeiro. Com toda uma estrutura de lazer e segurança, o evento saiu do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, às 8h, uma hora mais cedo do que nos anos anteriores, numa iniciativa inovadora.

Praça do Derby, Avenidas Agamenon Magalhães e Mário Melo, Rua do Sol, Casa da Cultura, Ponte Velha, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Ponte Giratória, Rua Martins de Barros e Praça da República formaram o percurso de ida. Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede administrativa de Pernambuco, representantes dos governos municipal e estadual aguardavam a massa de ciclistas.


Na presença do governador Eduardo Campos e da Major Hélida, comandante do BPtran, fez-se a entrega dos donativos arrecadados, mais de 10 toneladas, em forma de alimentos não perecíveis. Cinco instituições foram beneficiadas - Lar de Jesus, Lar Ceci Costa, Abrigo Doce Lar, Casa dos Humildes e Núcleo de Atendimento aos Doentes do Interior. Os ciclistas voltaram ao QCG da PMPE passando novamente pela Rua da Aurora e Avenidas Agamenon Magalhães e Mário Melo.


Iniciativa da Rede Globo Nordeste, com participação dos atores Maurício e Flávia (Príncipe Inácio e Filó, da novela Cordel Encantado), o V Passeio foi realizado pela Polícia Militar de Pernambuco e 1º BPtran, com patrocínio da Prefeitura do Recife, Restaurante e Pizzaria Atlântico, Drogarias Carrefour e Ponto de Promoção. O evento contou com o apoio do grupo de ciclismo noturno Corujaqueira e colaboração de diversos outros grupos organizados como Amigos Para Sempre, Maré, Tatu, Kansadus e Pedal Clube.

O povo recifense estava animado e organizado. Crianças pedalavam com os pais ou em cadeirinhas apropriadas. Bicicletas originais e tipos exóticos também foram computados dentro da massa humana. Até as cinzas de Freddie Mercury, cantor da banda inglesa Queen, cremado ao morrer em novembro de 1991, vieram participar da brincadeira. Dois cadeirantes, assíduos participantes nos anos anteriores, também compareceram neste 2011.

O APS, que no próximo domingo, dia 02 de outubro, realiza sua sétima festa de aniversário, compareceu ao evento com ciclistas nas áreas de líder, fluxo e vassoura. A novidade do grupo foi a presença da coordenadora Márcia Cunha, que desde janeiro se encontrava na cidade espanhola de Alicante, em mestrado de História da Arte, para onde vai voltar dando continuidade aos estudos. Em período de recesso, no Recife, ela veio abraçar familiares e rever amigos. O APS saiu do Parque da Jaqueira com mais de trinta ciclistas, às 7h, dirigindo-se ao Quartel do Derby, concentração geral do evento.


Um comentário:

  1. Foi incrível! Parabéns a todos os organizadores do passeio e aos amigos da APS.

    Abraço cordial.

    Emerson Fialho

    ResponderExcluir