quinta-feira, 16 de junho de 2011

ARRETADO DE BOM

Cicloquadrilha se apresenta no Boa Vista

Mais uma vez o Mercado Público Municipal da Boa Vista recebe os cicloquadrilheiros do APS. Isso ocorre desde 2009, quando o grupo descobriu uma maneira diferente de brincar o São João, sem perder a pedalada domingueira. Todo mundo de bike, o pessoal sai do Parque da Jaqueira, às 8h, usando a dita roupa junina. Comprar pronta, mandar fazer ou valer a criatividade, o fato é que o ciclista matuto enche as ruas do Recife de colorido e alegria. Aquele chapeuzinho de palha, a camisa no padrão xadrez, o vestido enfeitado longo ou curto e o lacinho de fita no cabelo são o diferencial do passeio. Mas a diversão não fica apenas no visual. Depois de pedalar por bairros como Casa Amarela, Madalena e São José, contemplando seus respectivos mercados, o APS vai dançar quadrilha, não sem antes escolher o Rei e a Rainha do São João apessiano, com direito a desfile e faixa. A foto abaixo, de 2009, mostra o furioso e careiro padre Cunha, o noivo Dandan e a noiva Adelaide, no momento da livre e espontânea pressão do "Sim"
.

O Mercado da Boa Vista está prontinho pra receber o pessoal. Até o palco, montado, todo um cenário de manifestação do folclore nordestino e comemoração apessiana. O casamento está confirmado e a sociedade na maior expectativa. Dizem que o noivo pretende fugir, mas o pai da noiva é cabra da peste, macho pra homem nenhum botar defeito, e já contratou os capangas que é pra segurar o noivo se ele tentar fugir da parada. Agora, se você notar uma barriguinha saliente na noiva, nem pense mal. A comilona engoliu um caroço de azeitona e tá demorando a fazer a digestão (rsssssss). Embora casamento moderno, o cerimonial - dos melhores do país - garantiu manter a tradição do joga buquê. "Joga... joga... joga" é um dos momentos mais esperados pelas moças encalhadas, viúvas e até mesmo casadas-pensando-em-casar-de-novo (rsssss). Na foto abaixo, Tomaz dança com a noiva, morrendo de emoção.

Construído no século passado, o Mercado da Boa Vista é um dos mais frequentados do Recife. Vizinho às igrejas de Santa Cruz e São Gonçalo, comercializa da fruta à carne, do feijão ao artesanato. Serve bebida e comida típica do nordeste. Espaço popular multicultural, o mercado tornou-se parceiro da comemoração junina apessiana. O primeiro São João do APS foi no Forró Arlindo dos Oito Baixos, em Dois Unidos, no ano de 2008. A ocasião foi ótima, tão animada que o público da casa aproveitou pra cair na farra da quadrilha improvisada pelo APS. A única dificuldade é que, à noite e dependendo de carro, apenas uma parcela do grupo compareceu. Daí, a decisão acertada de fazer a festa no Mercado da Boa Vista, em dia de pedalada. A foto abaixo mostra Gil e Márcia, coordenadores do APS, com Arlindo, uma das maiores figuras do forró pernambucano, companheiro musical de Luiz Gonzaga por mais de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário