domingo, 12 de setembro de 2010

DE CORES E RITOS

Domingo apessiano é feito de homenagens

Na primeira, lá estava a figura de Simpa, que vestiu-se de vermelho e preto e pedalou reverenciando o time que adora. Brincadeiras à parte, Simpa era figura visível logo à entrada do Parque da Jaqueira. Que seria do verde se todos gostassem do amarelo?

Na segunda homenagem, ciclistas de diferenciados credos, respeitosamente visitaram o Santuário de Mãe Rainha, uma bela construção católica em meio a r
uínas seculares. Que seria da humanidade se não houvesse o princípio do respeito às diferenças?

Na terceira, uma inserção no roteiro transforma uma visita-surpresa numa festa de abraço. O que seria do mundo sem a dimensão de um simples gesto?

O APS saiu do Parque da Jaqueira às 8h, com 87 ciclistas. O passeio de 25 quilômetros marcou o retorno às pedaladas domingueiras depois do feriadão. Embora tenha sido apenas um fim de semana, a saudade do descontraído grupo era grande. Pessoal animado, novatos e veteranos interagiam como já se conhecessem a tempos. O assunto no bate-papo se didivia
entre a festa de aniversário (no próximo dia 26) e as peripécias de quem viajou e de quem não saiu de casa no Sete de Setembro. O passeio foi tranquilo, apesar das quatro quebras. Ninguém caiu nem mesmo reclamou da ladeira que dá acesso ao santuário, em Ouro Preto, Olinda. Bem...reclamar...reclamaram, "né", mas pra tudo se dá um jeito. Empurra a bike, pede ao marido pra levar a dele e a dela (rssssssssss), para e senta no meio do caminho, bota a língua pra fora, faz beicinho, diz que não aguenta mais. No final, tchan, tchan, tchan...vê que o esforço valeu a pena.

Mãe Rainha fica no alto de uma colina, em meio ao acesso à Rede
Globo. Construído em 1992, o santuário vai completar 18 anos no dia 12 de outubro. A festa começa duas semanas antes, com a peregrinação de romeiros de todo Brasil e do exterior. O maior número vem do Nordeste, em caravanas. São fieis a Maria Santíssima. Em todos os seus detalhes, o Santuário é réplica perfeita do que existe na cidade de Schoenstatt, na Alemanha, o primeiro construído no mundo e onde se originou o movimento de devoção mariano. O primeiro do Brasil está situado em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os ciclistas aproveitaram o clima de paz que existe lá em cima, onde a missa é campal, entre árvores e flores.

Como ninguém é de ferro, antes de deixar o Mãe Rainha para se aventurar por outras ladeiras de Ouro Preto, o APS fez aquele lanchinho básico, bem básico (rssssssss
ss), ali mesmo na cantina do Santuário. Que preguiça, hein! Trocar a brisa suave pelo esforço muscular até parecia difícil, mas tudo faz parte da brincadeira de pedalar. Além disso, o grupo estava bem próximo à casa do grande Zé Pequeno e era preciso dar um abraço no amigo. Foi visita rápida, surpresa geral, porque ninguém sabia - não estava no roteiro nem Zé tinha sido avisado. Zé é ótimo, queria colocar mais água no feijão. "Precisa não, Zé, deixa pra depois, rapaz, são 87 ciclistas famintos, vai ser muita água e pouco feijão" (rsssssssssssss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário