Na primeira, lá estava a figura de Simpa, que vestiu-se de vermelho e preto e pedalou reverenciando o time que adora. Brincadeiras à parte, Simpa era figura visível logo à entrada do Parque da Jaqueira. Que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
Na segunda homenagem, ciclistas de diferenciados credos, respeitosamente visitaram o Santuário de Mãe Rainha, uma bela construção católica em meio a ruínas seculares. Que seria da humanidade se não houvesse o princípio do respeito às diferenças?
Na terceira, uma inserção no roteiro transforma uma visita-surpresa numa festa de abraço. O que seria do mundo sem a dimensão de um simples gesto?

Mãe Rainha fica no alto de uma colina, em meio ao acesso à Rede Globo. Construído em 1992, o santuário vai completar 18 anos no dia 12 de outubro. A festa começa duas semanas antes, com a peregrinação de romeiros de todo Brasil e do exterior. O maior número vem do Nordeste, em caravanas. São fieis a Maria Santíssima. Em todos os seus detalhes, o Santuário é réplica perfeita do que existe na cidade de Schoenstatt, na Alemanha, o primeiro construído no mundo e onde se originou o movimento de devoção mariano. O primeiro do Brasil está situado em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os ciclistas aproveitaram o clima de paz que existe lá em cima, onde a missa é campal, entre árvores e flores.
Como ninguém é de ferro, antes de deixar o Mãe Rainha para se aventurar por outras ladeiras de Ouro Preto, o APS fez aquele lanchinho básico, bem básico (rssssssssss), ali mesmo na cantina do Santuário. Que preguiça, hein! Trocar a brisa suave pelo esforço muscular até parecia difícil, mas tudo faz parte da brincadeira de pedalar. Além disso, o grupo estava bem próximo à casa do grande Zé Pequeno e era preciso dar um abraço no amigo. Foi visita rápida, surpresa geral, porque ninguém sabia - não estava no roteiro nem Zé tinha sido avisado. Zé é ótimo, queria colocar mais água no feijão. "Precisa não, Zé, deixa pra depois, rapaz, são 87 ciclistas famintos, vai ser muita água e pouco feijão" (rsssssssssssss).

Nenhum comentário:
Postar um comentário