segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OLHAR AVESSO

Vento forte não atrapalha passeio

Dia cinza, nuvens escuras, chuva fina e muita ventania acompanharam 88 ciclistas que pedalaram pelas ruas da cidade, nesse domingo 22 de agosto, sem se incomodar com o clima recifense. Nada atrapalhou. O grupo saiu do Parque da Jaqueira e, pela Torre, Madalena e Imbiribeira, aportou na orla de Boa Viagem. Água de coco, refri e bate-papo, quaaaaaaaaaase à beira mar, foram o recheio ideal para aquecer o dia. De lá, uma chegadinha a um dos lugares mais bonitos da cidade, de onde se pode apreciar o Rec
ife em posição inversa a que estamos acostumados a ver. O grupo estava no Parque das Esculturas Monumentais de Francisco Brennand, plantado nos arrecifes que formam um dique natural no Cais do Porto. Recentemente recuperadas, as esculturas são um espetáculo à parte, em perfeita sintonia com a natureza. São 90 peças em cerâmica, em exposição permanente. A maior delas é feita em argila e bronze e tem 32 metros de altura (foto abaixo). Para criar a Coluna de Cristal, como é denominada, Brennand inspirou-se numa flor descoberta pelo paisagista Burle Marx.

Imprensado entre fortes ondas e a calma faixa de mar que permite entrada e saída de navios de menor porte, o dique foi a curtição dos ciclistas. O lugar era um convite às fotos e todos tiveram seu dia de modelo (foto abaixo). Namorados apaixonados não resistiram a um olhar mais aproximado do mar, onde se quebram as ondas. Flagrados no romantismo, nem precisaram posar para as lentes do APS. O passeio foi certeiro principalmente para quem ainda não conhecia o lugar. Com exceção de Mateus, Milton e Roberta, que fizeram travessia a barco, por motivo derivado de imprevisto, o grupo saiu do cais pedalando. A volta contemplou duas outras áreas históricas do Recife - o Forte das Cinco Pontas, ao pé do viaduto, e a praça do Marco Zero, onde os ciclistas se reencontraram. Que pena, acabou! Bom, domingo tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário