domingo, 18 de outubro de 2009

APS x AERONÁUTICA x UPE

Um domingo de muitas comemorações

Realizado pelo II Comando Aéreo em parceria com a Universidade de Pernambuco, o 1º Passeio Ciclístico da Semana da Asa contou com 275 participantes, entre crianças e adultos. Pedalando pelas Avenidas Boa Viagem e Domingos Ferreira, com parada de descanso no II Jardim da orla, o evento comemorou também a Semana de Combate ao Câncer de Boca, promovida há cinco anos pela UPE. O passeio foi organizado pelo grupo de ciclismo cultural Amigos para Sempre - APS - com apoio do Bike Amigos de Olinda, Corujaqueira, Venture Bikers e Tropa de Elite.

Um quilo de alimento não perecível, exceto sal, foi a senha para receber um kit composto de camisa e garrafinha, com direito a concorrer a sorteios, inclusive de quatro bicicletas. Os donativos arrecadados foram destinados a instituições de caridade. O evento começou pouco depois das 9h, não sem antes do público fazer um rápido lanche e receber as diretrizes da coordenação do APS de como conduzir a bike em meio ao trânsito. Afinal, muitos eram ciclistas de primeira viagem ou, apropriadamente dizendo "de primeiro voo", sobretudo as crianças, em número considerável. Apesar da descontração nos 12km de percurso, a família aeronauta mostrou disciplina e sempre atenta à orientação do apoio ciclístico, atitude que mereceu destaque.


Com reforço do Bptran e CTTU, além de caminhão, ônibus e ambulância, a parceria entre o Comando Aéreo e a UPE também se fez notar no carro de som que, durante o trajeto, divulgava a Semana da Asa e tocava animado jingle sobre o combate ao câncer de boca. A programação da Semana da Asa tem como marco o Dia do Aviador (23 de outubro) e a Semana de Combate ao Câncer de Boca (de 18 a 25) preparou palestras educativas sobre fatores de risco, ações preventivas como o autoexame e o diagnóstio precoce, atitudes necessárias à redução do índice de mortalidade provocada pela doença.

Concluído o passeio no tempo previsto, os ciclistas foram recebidos pela banda de música da Aeronáutica, ao som do Tema da Vitória, música de Eduardo Souto, que marcou a carreira de Ayrton Senna. O pátio da vila transformou-se numa imensa concentração. Saboreando frutas como banana, laranja, abacaxi e melancia, o público demonstrava ansiedade pelo sorteio. Calma, gente, já vai começar! Apesar dos MP3 fazerem parte do contexto, os olhares estavam mesmo todos voltados às quatro bicicletas - duas masculinas e duas femininas. Ali, inteiras, novinhas, caíram na sorte dos militares. Eu mesma queria. E "tu"? Fica pra próxima (rissss).

Para o APS e os ciclistas que colaboraram, o passeio não teve apenas 12km. O total foi de 45, isso porque o pessoal saiu do Parque da Jaqueira e lá estava de volta, às 13h.
O APS agradece e parabeniza a todos que estiveram juntos na manhã do domingo 18 de outubro - realizadores, patrocinadores, apoiadores e público - abrilhantando as Semanas da Asa e do Combate ao Câncer de Boca. A parceria deixou a certeza da dedicação na medida exata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário