domingo, 23 de setembro de 2012

PEDALA PE

Recife desfila de bicicleta

Mais de duas mil bicicletas saíram às ruas, nesse domingo 23 de setembro, acompanhando o 1º Passeio Ciclístico do Pedala PE. Foram 13km desde a saída e a chegada no Quartel da PMPE, no Derby, e parada pra descanso na Praça da República. Ali, o público particicou do sorteio de cinco bicicletas, que foram entregues aos ganhadores no encerramento do passeio.O Pedala Pe, da Secretaria das Cidades de Pernambuco, é um programa de mobilidade no trânsito, que incentiva o uso da bicicleta como meio de locomoção, e não só como modalidade esportiva e lazer.

Previsto para total funcionamento até 2014, o Pedala PE propõe ações em parceria com órgãos estaduais, outros municípios e empresas privadas. Dentre elas, a construção e recuperaçaão de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, vestuários e os corredores Norte/Sul, Leste/Oeste. As campanhas educativas também fazem parte do contexto, visando à criação da cultura de paz entre motoristas e ciclistas, que serão conscientizados de seus direitos e deveres no trânsito.

A proposta do Pedala PE, que Pernambuco torce pra que se concretize, deve melhorar os efeitos da quantidade de veículos no trânsito recifense. As pesquisas indicam mais de 65 milhões de veículos circulando no país inteiro, enquanto que mais de dois milhões se concentram no Estado contra um milhão só na Região Metropolitana do Recife. A tendência é aumentar os números, levando-se em conta que prazos e condições de pagamento dão abertura a novos compradores.

O trânsito pode parar, sobretudo nas grandes avenidas que já se tornaram pequenas para a quantidade de veículos. Agamenon Magalhães, Boa Viagem, Rosa e Silva são apenas poucos exemplos de como anda o congestionamento em dias normais. A situação se complica na volta às aulas e nos períodos festivos como Natal e Ano-Novo. O transporte público não dá conta do recado e só a ele recorrem as pessoas que não têm outra alternativa.

A malha cicloviária e todas as outras ações que o Pedala PE propõe pode ser uma parte  da solução e o ponta-pé que o poder público deve manter e modernizar, daqui pra frente, de acordo com as necessidades impostas pelo desenvolvimento econômico da sociedade. Muita gente hoje admite que gostaria de usar a bicicleta como meio de transporte, mas alega o medo do confronto com motoristas de veículos de maior e menor porte. As campanhas educativas são primordiais para a cultura de paz no trânsito, com "motoristas, lado a lado", cada um respeitando o outro, inclusive os pedestres.

2 comentários:

  1. Parabéns pela maravilhosa equipe que tive o prazer de conhecer! O Apoio de vocês no PEDALA PE, foi o marca positiva para que o evento tivesse o sucesso que foi alcançado! Parabéns a todos...Abraços...JÔ SANTOS - Apresentador do evento e da Rede Globo Nordeste.

    ResponderExcluir