quinta-feira, 20 de maio de 2010

MUSEUS

Domingo é dia de passeio temático

Todo mundo sabe o que é um museu, mas quantas pessoas já entaram numa dessas casas que guardam história, arte e cultura? Pois domingo, 23 de maio, o APS tem programada a passagem por oito museus com direito a visita a um deles. O início do passeio está marcado para as 8h, como sempre do Parque da Jaqueira, com estimativa de 30 quilômetros e previsão de retorno às 11h30. Totalmente urbano e em terreno plano. A programação tem a ver com a campanha Use seus Museus, promovida pelo Fórum dos Museus de Pernambuco, e que tem o objetivo de estimular a população a conhecer esses espaços públicos que oferecem lazer, entretenimento e conhecimento. Também tem a ver com o Dia Internacional dos Museus, comemorado na terça passada dia 18. E ainda tem a ver com a Semana Nacional dos Museus, que se encerra neste sábado 22.

Ao se falar em museus, muitas vezes a imaginação se reporta a locais à meia luz, cheio de objetos antigos, talvez até assustadores, mas não é bem assim. Alguns têm a diversidade, outros têm acervos específicos da arte sacra, das ciências naturais, do barro, da aviação e até de objetos pessoais de gente muito nossa como Luiz Gonzaga e Chico Science. E embora os dicionários tragam definições objetivas, tais como "instituição dedicada a buscar, estudar, conservar e expor objetos de interesse duradouro de valor artístico..." os museus também podem ser vistos de forma romântica e mitológica. São como Templos de Musas, "ninfas habitantes de bosques, rios e fontes, que inspiravam poesia e música".

Museu do Estado, Museu da Abolição, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MISPE), Museu Militar do Brum, Museu da Cidade do Recife e Museu do Trem são as instituições por onde o APS passa neste domingo. Já o Museu Murillo La Greca foi o escolhido para receber o grupo. Localizado em Parnamirim, pela proximidade com a Jaqueira, é o último do roteiro. O acervo é composto de pinturas, desenhos, atelier, móveis, objetos pessoais e até correspondências que o pintor mantinha com outros artistas. La Greca era pernambucano de Palmares, filho de italianos, começou a pintar ainda criança. Casou-se com uma italiana, também pintora, correu mundo, mas foi aqui no Recife que permaneceu todo seu legado às artes. O museu foi criado em 1985, mesmo ano em que ele morreu aos 86 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário