segunda-feira, 24 de maio de 2010

MUSEU

La Greca recebe ciclistas

A Semana Nacional dos Museus encerrou-se sábado, dia 22 de maio. No Murillo La Greca, no entanto, as atividades só foram concluídas no domingo 23. A casa, que abriga todo acervo do pintor nascido em Palmares, em 1889, abriu as portas para o APS e recebeu 72 ciclistas com o maior carinho. Recepcionado pela coordenadora do núcleo de arte Gleyce Kelly e pela arte-educadora Jéssica Marques (na foto acima com Gil e Márcia), o grupo se entusiasmou e, sem flash, fotografou telas, trabalhos em acríclico, desenhos com rigorosos detalhes da musculatura humana. Antes de chegar ao La Greca, no bairro de Casa Forte, o APS circulou 26 quilômetros, passando em frente ao Museu do Estado (Graças), Museu da Abolição (Madalena), Museus de Arte Moderna Aloísio Magalhães e da Imagem e do Som de Pernambuco (Boa Vista), Museu Militar (Forte do Brum), Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas) e Museu do Trem (Estação Ferroviária). Os pontos estavam no roteiro, mas não foram os únicos no caminho. Os centros culturais do Banco Real, da Caixa Econômica (em obras), dos Correios, todos no Recife Antigo, também guardam história pernambucana, assim como as esculturas de Francisco Brennand, no Marco Zero. Se você observar, com suas pontes e rios, ruas e bairros, o Recife é todo uma casa histórica, inclusive o Mercado da Madalena, ponto de parada para lanche e hidratação. Foi lá que o APS curtiu um rápido descanso antes de seguir para o Murillo La Greca.

Chove
u constante nessa manhã de domingo, embora uma chuva fina que não chegou a intimidar o grupo. Camisas sujas pela água empoçada, calças molhadas, luvas encharcadas, essa era a figura de cada ciclista ao estacionar a bike no pátio do museu. O APS foi recebido sem restrições. Muito pelo contrário, a receptividade de Gleyce e Jéssica só contribuiu para enriquecer o passeio. Lá dentro, o ciclista ficou à vontade para circular pela salas, onde viu parte - só uma pequena parte - dos cerca de 1.400 desenhos (foto acima) e mais de 160 pinturas deixadas por Murillo La Greca. Alguns desses trabalhos foram dedicados a Silvia, ex-aluna, esposa e musa inspiradora do pintor. Aberto em 1985, ano em que o artista morreu, o La Greca é considerado um museu dinâmico - cursos, exposições e recitais estão em programação permanente. No próximo domingo, por exemplo, dia 30 de maio, vai haver apresentação musical, às 16h. Sinta-se convidado.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá gente
    Só para registrar que além da exposição individual de Murillo (Murillo La Greca: Entre Modernidades)no álbum deste circuito é possível ver imagens da exposição Paisagens Transpostas, com trabalhos dos artistas:Amanda Melo (PE), Bruno Vieira (PE), Bruno Viela (PE), Fabrício Lopez (SP), Kilian Glasner (PE), Rodrigo Braga (PE), Rosana Ricalde (RJ), Waléria Américo (CE), Murillo La Greca (PE).
    Foi um prazer recebê-los.
    Abraços
    Gleyce

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer estarmos juntos. Abraços, Roberta (APS)

    ResponderExcluir