sexta-feira, 18 de março de 2011

PONTES E RIOS

Água, um bem primordial neste domingo

Terça-feira, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Reconhecida pela ONU como bem inestimável, condição essencial à vida e patrimônio do planeta, a água também recebe homenagem de um grupo de ciclismo que teima em oferecer sua pequena contribuição à cultura e reverência ao meio ambiente. Neste domingo
, 20 de março, o APS sai do Parque da Jaqueira, às 8h, em direção ao centro de uma cidade cortada por rios e canais, cujas margens são ligadas por pontes refletidas, em luzes e cores, nas águas do Capibaribe. Águas sujas, é bem verdade, que acumulam lixo oriundo de diversas camadas sociais, mas se mantém fiel, pacientemente esperando que se lembrem dele. Por isso, antes de tudo, o Capibaribe é um forte, um bravo nordestino.

Ideal seria comemorar o Dia Mundial da Água tomando banho no Capibaribe, mergulhando em salto das pontes e abrindo os olhos com o corpo submerso. Impossível, pelo menos por enquanto, o APS traçou o roteiro das pontes, um repeteco que sempre agrada. Feias ou bonitas, bem tratadas ou mal cuidadas, modernas ou antigas, românticas ou originais, de ferro ou madeira, todas têm a funcionalidade como característica comum: "permitem interligar, no mesmo nível, pontos não acessíveis separados por rios, vales ou outros obstáculos naturais ou artificiais". Acostumadas a ver e passar por tantas pontes, sobretudo numa cidade conhecida como Veneza Brasileira, as pessoas já nem observam detalhes e nem percebem a importância que elas têm no ir e vir de qualquer um.

A do Limoeiro é a maior das pontes do Recife; a Doze de Setembro, que já foi giratória, hoje não é mais; as Buarque de Macedo e Maurício de Nassau, além da Seis de Março (mais conhecida como Ponte Velha e considerada uma das mais bonitas da cidade), são só algumas das pontes que estão no roteiro por simbolizarem o Recife e suas águas. A escolha, no entanto, nem de longe significa que outras pontes tenham menor importância, por se localizarem distantes do eixo central da cidade. Tem a Motocolombó (em cada sílaba, um "o"), a nova e a velha que ligam Cabanga/Pina, tem ponte só pra carro, tem ponte só pra gente, mas que moto (o motoqueiro, claro) insiste em passar, e tem até aquela ripa de madeira com dois metros de comprimento e cinco centímetros de largura que faz a maior diferença na hora de transpor um córrego qualquer.

O passeio é todo urbano com cerca de 30 quilômetros. A foto oficial vai ser feita em local estrategicamente escolhido (um largo com vista para o rio, a ponte, um monumento e um dos prédios mais bonitos do Recife). A parada pra hidratação também vai ser especial, lugar pra pernambucano nenhum botar defeito, tudo programado com muito carinho pro apessiano comemorar o Dia Mundial da Água. Esqueça não o capacete, as luvas, o protetor solar, a câmara de ar reserva. Bom passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário