quinta-feira, 11 de abril de 2013

14 DE ABRIL

APS confirma plano A

Está confirmadíssimo o passeio ciclístico do APS, no próximo domingo, dia 14 de abril. O grupo vai sair do Parque da Jaqueira às 8h e pegar uma periferia bem interessante e desconhecida de muita gente. Cerca de 25km urbanos, com um trecho de BR 101 e passagem pela Ponte do Barqueiro, que liga Iputinga a Monteiro. Cuidado na travessia, a ponte serve a pedestres e motos, é alta e curta, com degraus para os transeuntes. De lá, o grupo segue caminho para o bairro da Macaxeira, pra conhecer o lugar onde vai funcionar o maior parque do Recife, maior mesmo que o da Jaqueira.


O terreno de 10 hectares, que dava lugar ao Cotonifício Othon Bezerra de Melo, também conhecido como Fábrica da Macaxeira, vai se transformar no Parque Urbano da Macaxeira. Além da área de lazer com ciclovia, quadras poliesportivas, pista para skate e playgrounds, haverá uma escola técnica, atendimento Expressão Cidadão, teatro, biblioteca multimídia e restaurante. As obras estão em andamento. A entrega da escola técnica está prevista para dezembro e a do parque lá pra 2014. Desativada há décadas, a fábrica teve grande importância têxtil, tanto no âmbito estadual como nacional.


Você vai ser o que resta do Cotonifício antes que ele se transforme nesse arrojado complexo cultural, que vai dar vida nova aos arredores, principalmente aos moradores dos bairros da zona norte, como Casa Amarela, Apipucos, Dois Irmãos e à Vila do Buriti Macaxeira. Os habitantes da área acreditam que "haverá um resgate positivo com a construção do parque no local". O investimento é de R$ 54 milhões. Mantenha-se atento principalmente em três pontos do percurso: BR 101; ponte do Barqueiro que serve a pedestre e motos, é alta e curta e tem degraus exclusivos para transeuntes; e o terreno da fábrica, onde há vegetação e grande quantidade de entulhos. Lembre-se de levar câmara de ar compatível com sua bicicleta, você pode precisar.


O APS, que recebeu autorização para visitar o lugar, vai conhecer todo o canteiro de obras e se deparar com o que durante muito tempo foram só ruínas de uma fábrica que deu emprego a muita gente das redondezas, escola e assistência médica e odontológica. O tempo passa e o progresso exige mudanças, de preferência articuladas com o lazer e a cultura. Bom passeio, bom domingo, a gente se vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário