quinta-feira, 7 de julho de 2011

CÃES DE GUARDA

Domingo tem rotweiller no caminho

O que faria você se desse cara a cara com um rotweiller? Correria a mil léguas de distância ou ficaria parado? Esperando o quê? O que é que pode acontecer? Essas e outras perguntas você pode fazer domingo, no próximo passeio do APS, dia 10 de julho. É um passeio urbano, com duas ladeiras nem tanto nem quanto de difícil acesso. O diferencial é o contato com cães de grande porte que atuam no policiamento ostensivo da cidade.


Sabe aqueles cachorros que você encontra nos estádios de futebol ou vê pela televisão farejando drogas? Pois é... são eles que você vai conhecer. Pra isso, o APS vai levar o grupo até a Companhia Independente de Cães, unidade da Polícia Militar de Pernambuco, onde existem 41 desses animais, entre rotweilleres, labradores e pastores alemães e belgas. O contato, claro, será através das grades de boxes individuais onde a matilha fica quando não está em atuação ou treinamento.

Todos adultos, os cães são adestrados desde os primeiros meses, ficando aptos também ao farejamento de explosivos, busca de pessoas e controlar distúrbios em locais de grande concentração pública. Em atuação, utilizam uma espécie de farda que identifica pertencerem à PMPE. Atualmente existem apenas dois filhotes na Cipcães. A adrenalina do passeio é a demonstração prática de comandos básicos de adestramento - senta, fica, não!

Se você tem medo de cachorros, a distância entre você e o local da
demonstração é segura. Agora, se você não tem medo nem se sente inseguro com a proximidade de um desses cães, pode até figurar como voluntário na demonstração. Se vai topar, observe a foto abaixo e veja que um braço está protegido por uma manga protetora, apropriada ao adrestramento, e o outro braço deve ficar para trás. Um adestrador estará a seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário