Caia nesta fria
Quem não for, vai perder o mergulho gelado nas corredeiras que passam pelo antigo Engenho São João, na Várzea, hoje mais conhecido como terras de Brennand. Leve sua roupa de banho porque o passeio vai ser "O 10", do jeito que todo mundo gosta. Um misto de atrativos urbanos e rurais, além daquela beleza incomparável que existe em todo cenário natural. O APS vai sair do Parque da Jaqueira, às 8h, com previsão de 30 quilômetros e retorno lá pelo meio-dia. O primeiro alerta, logo de início, é a ponte que liga o Parque de Santana à Torre: uma passagem de pedestres, ciclistas e motociclistas, com trânsito bem próximo a residências da comunidade da Angélica. Passou por aí, continue ligado, seguindo o guia, acatando a orientação do apoio e sempre à frente do ciclista vassoura, mantendo o grupo unido.
O percurso contempla dois trechos de mata, um deles foi feito pelo APS, em sentido inverso, no longo de agosto. Ali pertinho estão as correedeiras (foto abaixo). Lindas, cortando rochas escuras com cavidades mais conhecidas por caldeirões, as corredeiras propiciam lazer e subsistência a muita gente da região. Por isso, embora o local seja isolado, não estranhe se encontrar pescadores e moradores se refrescando ou apenas transitando por ali. Também é possível dar bom dia a ciclistas que buscam a paisagem relaxante pra recomeçar a rotina da semana.
Apesar do afastamento de centros urbanos, as imediações dão sinal negativo do contato com a civilização, ou seja, garrafas pet e de cerveja estão ali jogadas, iniciando a poluição do ambiente. Neste domingo, além do passeio, o APS propõe um ação de cidadania - leve saco plástico e recolha o lixo que encontrar. O resultado deve ser jogado na primeira lixeira na localidade de Cosme e Damião, bairro de Camaragibe. A saída da localidade reserva uma descida longa (foto abaixo), que dá acesso ao ateliê de Francisco Brennand. Embora pouco acidentada, a ladeira exige cuidado. Bom passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário