Mais uma trilha, chovendo ou não. Domingo próximo, dia 9 de
junho, o APS faz um percurso de 30km em variados tipos de terreno.
Prepare-se pra pegar BR, ladeira, estradão e se sujar em pocinhas de
lama, lá pelos lados da Guabiraba. Cuidado pra não cair, mas se for cair, sem gravidade, avise antes
à fotógrafa - rsrsrs. Sempre é bom registrar momentos de descontração. O
APS vai sair do Parque da Jaqueira, às 8h. Lembre-se dos apetrechos que
protegem você, como capacete, luvas e protetor solar (mesmo em caso de
chuva). Lembre-se também da velha (nem tão velha assim) câmara de ar,
capaz de quebrar seu galho (ôps) em plena área sem apoio e, nem mesmo,
sinal pra celular. Tome água, isotônico, suco ou mesmo refri, durante o
caminho, mas deixe a cerveja pra depois. Agora, leia abaixo um monte de
recomendação legal pra pedalar mais e melhor.
Itens obrigatórios
Os ciclistas também devem cumprir algumas regrinhas básicas de trânsito! De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todas as bicicletas com aro superior a 20 deverão ter, obrigatoriamente, espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha e sinalização noturna retro-refletora na dianteira, traseira e lateral do veículo. Além dos equipamentos que devem ser instalados, é sempre recomendado que o ciclista use luvas e, lógico, capacete! As luvas ajudam a minimizar o trepidar do guidão e protegem as mãos no caso de uma queda.
Infrações contra ciclistas geram multas
Pouco ou quase nenhum motorista sabe, mas, além de falta de educação, algumas atitudes como colar na traseira da bicicleta ou empurrar o ciclista para a calçada são infrações de trânsito e geram multas e perda de pontos na carteira de habilitação. Fique ligado!
Os ciclistas também devem cumprir algumas regrinhas básicas de trânsito! De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todas as bicicletas com aro superior a 20 deverão ter, obrigatoriamente, espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha e sinalização noturna retro-refletora na dianteira, traseira e lateral do veículo. Além dos equipamentos que devem ser instalados, é sempre recomendado que o ciclista use luvas e, lógico, capacete! As luvas ajudam a minimizar o trepidar do guidão e protegem as mãos no caso de uma queda.
Infrações contra ciclistas geram multas
Pouco ou quase nenhum motorista sabe, mas, além de falta de educação, algumas atitudes como colar na traseira da bicicleta ou empurrar o ciclista para a calçada são infrações de trânsito e geram multas e perda de pontos na carteira de habilitação. Fique ligado!
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Não guardar a distância lateral de 1,5 metro ao ultrapassar uma
bicicleta é uma infração média. Multa de R$ 85,13 e perda de quatro
pontos na carteira.
- Colar na traseira da bicicleta ou prensar o ciclista contra a calçada é infração grave. Multa de R$ 127,69, além de o motorista perder cinco pontos na carteira.
- Ultrapassar uma bicicleta em alta velocidade também é infração grave. Multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos.
- Ameaçar o ciclista com o carro é infração gravíssima. O motorista leva multa de R$ 191,54, perde sete pontos na carteira e ainda pode ter o direito de dirigir suspenso.
- Colar na traseira da bicicleta ou prensar o ciclista contra a calçada é infração grave. Multa de R$ 127,69, além de o motorista perder cinco pontos na carteira.
- Ultrapassar uma bicicleta em alta velocidade também é infração grave. Multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos.
- Ameaçar o ciclista com o carro é infração gravíssima. O motorista leva multa de R$ 191,54, perde sete pontos na carteira e ainda pode ter o direito de dirigir suspenso.
O ciclista tem direitos, mas também deveres. Leia atentamente:
Respeite a sinalização quando mandar parar. Não são só os carros e motos que devem obedecer às regras;
- Para virar à direita ou esquerda, sinalize com as mãos;
- Não pedale perto do meio-fio porque pode cair. O ideal é vir quase no meio da faixa. É seguro por lei;
- De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, se o tráfego parar, o ciclista pode sim ultrapassar no meio dos carros. Quando os carros voltarem a andar, o ciclista volta para a sua faixa;
- Quando tem acostamento, o ideal é pedalar lá;
- Atenção! Quando tiver um carro parado na via, o ciclista tem que ir para o meio da rua e corre o risco de ser atropelado;
- Ao desembarcar da bicicleta, atravesse sempre na faixa!
- Para virar à direita ou esquerda, sinalize com as mãos;
- Não pedale perto do meio-fio porque pode cair. O ideal é vir quase no meio da faixa. É seguro por lei;
- De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, se o tráfego parar, o ciclista pode sim ultrapassar no meio dos carros. Quando os carros voltarem a andar, o ciclista volta para a sua faixa;
- Quando tem acostamento, o ideal é pedalar lá;
- Atenção! Quando tiver um carro parado na via, o ciclista tem que ir para o meio da rua e corre o risco de ser atropelado;
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