quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PEDALA PE

Programa incentiva
uso de bicicleta

O APS  participa domingo, dia 23 de setembro, do 1º Passeio Ciclístico do Pedala PE. O grupo sai da Jaqueira, às 7h30, e vai em direção ao Quartel da Polícia Militar de Penambuco, onde o evento começa às 8h. O percurso pelas ruas do Recife tem cerca de 13km. Animados por um Trio Elétrico, os participantes contam com apoio do BpTran, Detran, CTTU, Casa Civil, caminhão, van, e duas ambulâncias, além de ciclistas-guias de diversos grupos da capital. Sob a coordenação geral da Secretaria das Cidades de Pernambuco, o Pedala PE será, oportunamente, realizado em outros municípios interessados no programa de mobilidade.

O 1º Passeio Ciclístico Pedala PE dispõe de  camisas na cor branca para os primeiros mil inscritos. As inscrições, que dão direito à participação no sorteio de cinco bicicletas, podem ser feitas até sábado, das 8h às 17h, no Quartel do Derby. Com exceção de sal, os alimentos não-perecíveis arrecadados serão doados ao Hospital do Câncer de Pernambuco, que atende vítimas da doença, vindas de todos os cantos do Estado. O sorteio será feito na Praça da República, durante a parada para hidratação. Os ganhadores receberão as bicicletas, montadas, no fim do passeio, de volta ao quartel do Derby.

Durante o passeio, os ciclistas de apoio, vestindo camisa na cor laranja, deverão orientar o público cansado ou com quebra de bike  a colocar a bicicleta no caminhão e uttilizar a van para concluir o percurso. Nesse caso, ele recebe duas pulseiras com numeração idêntica, uma para uso próprio, outra para identificação da bicicleta, que lhe será devolvida ao término do passeio. A mesma orientação e sistema de pulseira deve ser adotada para quem se sentir mal, sendo a pessoa encaminhada para a ambulância e a bicicleta para o caminhão. 

O Pedala PE é um programa da Secretaria das Cidades de Pernambuco que tem objetivo de consolidar o uso da bicicleta como meio de transporte no Estado. Um dos princípios gerais do programa é promover a integração da bicicleta aos sistemas de transportes coletivos, visando reduzir o custo de deslocamento, principalmente da população de menor renda. Dentre as ações, como institucionais e legais, o programa também contempla campanhas educativas (leia à esquerda) para ciclistas e motoristas e infraestrutura cicloviária.

Ciclovias, ciclofaixas, sinalização, bicicletários, paraciclos, sinalização viária e de trânsito devem se estender por vários municípios, divididos em municípios abaixo de 20 mil
habitantes; acima de 20 e abaixo de 50 mil habitantes; acima de 50 mil habitantes. A infraestrutura cicloviária da RMR dispõe do corredor norte-sul (recuperação da ciclovia da PE 15, implantação de ciclovias entre a Pan Nordestina/Fábrica Tacaruna, Igarassu/Abreu e LIma e TacarunaEstação Joana Bezerra; corredor leste-oeste (ciclovia na Caxangá e entre Camaragibe/São Lourenço da Mata); Corredor II Perimetral (ciclovias  no sistema viário Fragoso/Olinda; Corredor IV Perimetral (Abreu e LIma/Jabaoatão). Para incentivar o uso da bicicleta e sua integração com ônibus e metrô, o programa vai construir bicicletários nos 25 terminais integrados existentes e em construção. As 164 Academias das Cidades que funcionam em 160 municípios também terão bicicletários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário