APS confere, conhece e brinca
Entre conferir o binário das estradas do Encanamento e Arraial, conhecer
o Santuário de Frei Damião e brincar de piloto no Aeroclube, o mais
difícil talvez tenha sido encarar a ciclofaixa e aceitar a forma como
foi concebida e implantada. Da moto ao carrinho de bebê, do cooper ao
veículo estacionado, da contramão à ausência de rotas, tudo é possível
encontrar por ali. Os fiscais da prefeitura estão atuando, mas ciclista
experiente sabe que deve se manter à direita, no fluxo lento de
veículos. O APS se manteve desse lado, mas para testar a funcionalidade
da faixa de 1,70m de largura, alguns ciclistas utilizaram a nova via.
Estranho, muito estranho, é como andar de costas, inseguro, sem noção.
Apesar da tentativa de oferecer melhores condições ao ciclista e maior
fluidez ao trânsito da zona norte, as falhas são muitas. Afora as que
já foram exploradas pela mídia, a implantação do binário em época de
campanha e poucos dias antes do início das aulas, não deixou tempo para o
usuário entender como funciona o esquema. Baseados em modelos técnicos
que dão certo e apropriados a uma cidade como Recife, cicloativistas
recifenses estão propondo modificações à CTTU.
Saindo do sufoco do chamado "binário" - palavra da moda que, segundo papai Antônio Houaiss, significa algo que tem dois elementos (unidades, lados, peças, faces) rsssssssss, o APS foi ao bairro praieiro do Pina. No estilo apessiano de ser, preferiu caminho diferente e desconhecido para a maioria do grupo. Legal, gente, é sempre muito prezeroso, divertido e gostoso utilizar a passarela que liga Coelhos a Joana Bezerra e, de quebra, passar pelo majestoso Fórum da Cidade. Deu um trabalho pra construir aquele fórum, só sabe quem se lembra (rssss). Destinada a pedestres, ciclistas e motociclistas, a passarela é ótima. Vazada nos lados e acima, você pode apreciar a paisagem cortada pelo Capibaribe, sujo e bonito ao mesmo tempo. O céu estava azuuuuuul e o pessoal rindo à toa. Ciclista é besta mesmo pra rir (kkkkkkkk). É numa hora dessa que a criatividade funciona a rodo e aqueles dois ciclistas formam uma nova dupla: Rivotril e Gardenal (kkkkkkkk). Antes assim, já pensou se fossem Maluquinho e Malucão?
Barulhento, o grupo chegou ao Santuário de Frei Damião. Um ciclista falava mais que candidato em campanha (rssss); o outro, atento, aompanhava o raciocínio do amigo; havia um que dava graças a Deus ter se livrado do "ópio da religião" (rssss); havia o marido feliz por pedalar ao lado da mulher iniciante no ciclismo (e que estava dando conta do serviço - rsss), havia católicos, evangélicos, espíritas, budistas e ateus. Afinal, entre crenças e descrenças, o APS sabe que com religião, futebol e política não se brinca, respeita-se a opção do outro. O pessoal se reuniu ao redor do túmulo de Frei Damião pra receber a bênção oferecida pelo Frei Severino. Uns ficaram do lado de fora, mas a maioria de quem estava lá dentro se emocionou. Juro! Olha, a bicicleta daquele amigo levou tanta água benta, mas tanta água benta, tanta, que vai surgir trabalho às pencas de banana pra ele, o ano todo (rssss). Pelo sim pelo não, água benta nunca fez mal a ningúem. O outro sortudo, por exemplo, encontrou R$ 35 assim que saiu do Santuário (rssssss).
Previsto em 25km, o passeio foi um pouquinho mais, passou pra 33km, e ninguém se lembrou de que a proposta era voltar à Jaqueira às 11h30. Claro, tudo por conta dos aviõezinhos de brinquedo, encantadoras miniaturas de duas asas que sobrevoavam a extensa área do Aeroclube de Pernambuco, segunda parada programada do passeio. Além do bar, onde o pessoal comeu e bebeu, a brisa do vento era um refresco à parte. Isso sem contar com a pista onde as pequenas aeronaves se aqueciam e alçavam vôo por controle remoto. De longe, gente, parece de verdade (rsssss). Essa distração pode acabar um dia. O Aeroclube está tomado de equipamentos pesados, máquinas construtoras que abrem a Via Mangue. Opa, o blog fala tanto que se esqueceu de dizer: o passeio ocorreu no domingo 05 de agosto (rssssssss) e Denise estava de camisa nova linda. Ela e a camisa (rsssss).
Nenhum comentário:
Postar um comentário