Bota pra moer que o APS está de volta
Domingo, 05 de fevereiro, é dia de subir o Morro da Conceição. É dia de engrossar as canelas, reforçar a musculatura, agradecer as experiências vividas no ano anterior e desejar sucesso, paz, harmonia e muita pedalada no ano que já chegou há um mês. É assim, tradicionalmente, que o APS recomeça suas atividades depois de looooooongo recesso entre dezembro e janeiro. O padre Roberto está lá à espera do grupo. É ele quem vai proferir a bênção. Nem se preocupe se você não é religioso ou se professa outra fé. Alheio a qualquer indução desse tipo, o pe. Roberto prefere refletir sobre os valores morais do homem de bem. Da mulher, idem (rssssssss). Candidato a ciclista "um dia", quem sabe desta vez ele acompanha o APS no restante do trajeto? Imagina...
O APS vai sair da Jaqueira às 8h e vai direto pro morro. Lá pros idos do século dezessete, o Morro da Conceição era conhecido como Outeiro de Bagnuolo, nome engraçado, numa referência a um conde italiano engajado nas tropas pernambucanas contra os holandeses. Esse tal de Bagnuolo deve ter tido alguma importância por aqui, já que o Morro da Conceição só trocou de nome em 1900 e, mesmo assim, pra Outeiro da Bela Vista. Somente em 1904 é que passou a Morro da Conceição, quando recebeu a primeira estátua da Virgem, ao lado da então capela, além de aberta a estrada de acesso ao morro. Pronto, foi assim que o povo começou a romaria, até que a festa religiosa passou a ter um lado profano e a data foi declarada feriado municipal. Foi transformado em bairro no ano de 1988, quando se desmembrou de Casa Amarela.
Mas nem só de Morro da Conceição se faz o passeio do APS no próximo domingo. São muitas ladeiras pra subir e descer. Uma delas, um apessiano apelidou de Ladeira da Fralda. É bom ter muuuuuuito cuidado. No início, parece uma rua pequena e estreita com inúmeros quebra-molas, mas ali na esquina a ladeira vira uma parede pra descer feito lagartixa fazendo xixi. Por isso, a fralda. Tá rindo, é? Juro, tenha cuidado pra não cair até porque, depois dela, outras virão. Embora o Morro da Conceição seja anualmente visitado pelo APS, o passeio é sempre diferente nos seus 30 quilômetros de periferia. Você vai amar. Até lá e bom domingo.
Santo passeio o de hoje. Muito, muito legal.
ResponderExcluir