quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MARIA FARINHA


Passeio longo é domingo

Maria Farinha é o destino, no próximo domingo, dia 30 de agosto. São cerca de 75km de pedalada, com travessia de balsa pelo Rio Timbó. O percurso é urbano por entre BRs e PEs, saindo da Jaqueira às 7h. A previsão de volta, sem imprevistos, é às 14h. Revise sua bike com antecedência, reserve logo sua câmara de ar compatível, leve bastante líquido, use protetor solar e evite levar criança. Use capacete e luvas e mantenha os pneus calibrados. O passeio é desaconselhado a pessoas sem condicionamento físico, a menos que tenham apoio próprio. O trajeto é todo pavimentado. Haverá uma parada breve a cada 13km. Nest
as ocasiões, apenas para reidratação, esteja sempre atento ao apito do guia e não retire capacete nem luvas para não atrasar. Não fique para trás, muito menos sozinho. A travessia do rio Timbó, feita em balsa, entre Nova Cruz e Maria Farinha, custa R$ 2 (dois reais) por pessoa com a bicicleta e R$ 8 (oito reais) por carro e devidos ocupantes. Esteja com sua câmera fotográfica a tiracolo e acionada para registrar belas paisagens. A parada mais demorada será em Maria Farinha, no outro lado do rio.


Você deve notar que, diferente das outras postagens que contem informações do local a ser visitado, esta notícia vem acompanhada de muita orientação. É que a temperatura já não está tão amena para um passeio longo, principalmente quando o percurso é praticamente todo pavimentado, aumentando o calor e consequentemente diminuindo a resistência do ciclista. Na PE 14, o ciclista deve permanecer em fila indiana e, em momento algum, ultrapassar o guia ou ficar atrás do popular vassoura, aquele que informa as ocorrências, como queda, quebra, cansaço, sem deixar ninguem sozinho. O balizamento do trânsito é responsabilidade do apoio, que deve vestir a camisa APS 2009 e cinta, além de capacete e luvas. Maria Farinha é uma das praias do município de Paulista, situada entre Conceição e Pontal. É conhecida como paraíso náutico e destino de veraneio e deve ter muitas coisas e locais a serem desvendados. O amigo Almir Filho, por exemplo, conta que no meio do mato, perto de Nova Cruz, existe uma comunidade bem pequenina e bem especial, chamada Cunheira. "Lá tem de tudo um tanto, entre siris, aratus, fritadas, arraias...vixe...e bom é o preço em conta, casa de um pescador...". Além de exímio conhecedor, acho que Almir é mesmo um poeta. Até domingo, gente.

7 comentários:

  1. Estarei lá APSianos , neste domingo 30 de agosto !!!!! Levarei ainda 2 primos de 9 e 11 anos que adoram pedalar e inaugurarão suas passagens em passeios ciclísticos para Maria Farinha !!!!!!!!! Eles moram em Natal-RN e vão prestigiar o APS pela primeira vez , lógico que os pais deles estarão com o carro de apoio e com transbike para qualquer necessidade !!!!!!! Inté ... E para novidades :

    http://flaviiotorres.blogspot.com/
    ou
    http://twitter.com/flaviiotorres

    ResponderExcluir
  2. O Roteiro é Maria Farinha (ida ) >>>> Nova cruz (volta )

    ou Nova Cruz (Ida )>>>> Maria Farinha (volta ) ????


    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo "poeta"...

    espero poder encontrá-los e só um conselho!!! relaxem as pernas sábado pq a PE-15 tem aclives leves, mas que somados aos km iniciais machucam!!!

    Moro no Janga e Trabalho em Abreu e Lima (quase Igarassu) e constantemente venho de bike e conheço essas subidinhas que enganam por serem quase imperceptiveis e sem-fim :)

    Abração a todos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, a gente também conhece a PE 15, é um chata (risssss) com tantas subidinhas. É como você diz "leves"..."que machucam".

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não pude ir, estava de ressaca por causa da festa dos 5 anos do Corujaqueira.

    ResponderExcluir