quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MORRO DA CONCEIÇÃO

DE VOLTA PRO MEU ACONCHEGO - Aê, gente, o APS retoma as atividades. Isso, no próximo domingo, dia 02 de fevereiro, depois de 40 dias de loooooooongas férias. Pra matar as saudades e começar o ano ciclístico de bem com a vida, nada melhor do que uma leve subidinha - rsrsrs - ao Morro da Conceição. Reclame, não, se tem gente que paga promessa subindo de joelhos, você tem a vantagem de estar em duas rodas. Se não aguentar, fique tranquilo, desça e empurre a bicicleta até chegar lá em cima, aos pés da estátua de Nossa Senhora da Conceição. Revendo fotos de anos anteriores, dá pra saber que essa é uma tradição do APS há quase uma década, sendo a quarta que o grupo é recebido pelo padre Roberto.

A imagem de Nossa Sra. da Conceição Aparecida tem mais de cinco metros de altura

O pároco vai abençoar a gente e desejar que as pedaladas sejam sempre cobertas de alegria, descontração e amizade. Ele também vai falar de outras coisas, de valores morais e até vai dizer que a-do-ra-ri-a  pedalar com o APS. Todo ano ele repete a história, mas nunca teve coragem de montar numa bike e subir e descer os altos da periferia que o APS tanto gosta.  Além da tradicional bênção, aguarde duas surpresas nesse encontro. Maroca tá aqui a meu lado, com a língua coçando, pra contar o que é, mas não, ela não vai sair por aí contando segredos do APS.

Um alerta: a gente precisa sair da Jaqueira pontualmente às 8h da matina. O padre Roberto vai nos receber no intervalo entre uma missa e outra e não pode se atrasar no compromisso sagrado com os fieis da Conceição. A pedalada tem cerca de 30km. Pra não perder o hábito, algumas subidas e descidas, ruas íngremes, estreitas e trânsito intenso, bem a caráter de passeio urbano, na melhor brasileira. Use capacete, calce as luvas e coloque filtro solar. O tempo está doido, naquele chove-não-molha, mas o calor é sempre intenso. Carregue sua garrafinha sempre com água e se resguarde levando sua câmara de ar reserva. Sim... revise sua bicicleta, ela merece e precisa de cuidados.

CICLISTA E AGENTE DE TRÂNSITO - Segunda-feira, dia 03 de fevereiro, tem uma reunião muito importante na Secretaria das Cidades. Começa às 19h, com uma palestra do consultor de mobilidade urbana, André Pasqualini. O encontro faz parte do Primeiro Curso "Motorista em boa convivência com ciclista" . A conversa vai rolar solta, sob os diversos pontos de vista daqueles que fazem o trânsito. Convite de Rosaly Almeida, coordenadora do programa Pedala PE. Eu vou. Bora?

Greia de carnavais passados, ano 2010, vencedores acima

AGENDA - Uau, tá demais! A agenda do APS tá quase pronta pro mês de fevereiro. Dia 02 é o morro da Conceição. Dia 9 tem trilha lá pelos lados da Várzea. Dia 16,  posso contar ainda não. Sabe como é... trâmites burocráticos pra autorização. Dia 23, animação geral e muita greia com as Virgens APS 2014. Todo mundo fantasiado: mulheres, do que quiserem. Homens, de virgens castas e puras, mesmo que não sejam - rsrsrs. Bota a criatividade pra funcionar e concorra a um dos três primeiros lugares. O concurso é sério, mas se você sentir cheiro de marmota, bota a boca no trombone - rsrsrs - e pode reclamar.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DO PEDALA AO MORRO

O EVENTO - Mais de quatro mil pessoas invadiram as ruas do Recife, nesse domingo 26 de janeiro, dizendo sim ao ciclismo. O Pedala PE saiu às 9h do Quartel do Derby, fez parada na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas ainda em reforma, sorteou seis bicicletas Zumi e voltou ao ponto de partida, encerrando a terceira edição do evento e já se preparando para o próximo ano. Os alimentos não perecíveis arrecadados durante a semana de inscrição vão para os Hospitais do Câncer e Oswaldo Cruz.

AGRADECIMENTO -  Os agradecimentos vão para todos,  público, grupos de ciclismo, Bptran, CTTU, pessoal de transporte e ambulância e organizadores. O público enfrentou os obstáculos com bom humor, embora recompensados depois das dificuldades resolvidas. Um agradecimento especial aos grupos ciclísticos que, mais que nunca, mantiveram em perfeita sintonia o trabalho de liderança, fluxo e vassoura. 

DIFICULDADE   - Fios atrapalhando a passagem do Trio Elétrico, muito alto e muito grande. O passeio não andava. Mas daí quando a coordenação alterou o roteiro do trio e liberou os guias ciclísticos para levarem o público, a animação foi geral. "Bota pra moer" porque tá todo mundo querendo pedalar. Liderança puxando, fluxo abrindo espaço, vassoura tomando conta pra ninguém ficar pra trás, uau! Pronto, a volta foi tranquila e, de cima do trio, Marrom deu um verdadeiro show Brasileiro envolvendo ciclistas naquele seu vozeirão afinado entre o brega, o samba e o frevo.

NOTA ZERO -  Maroca é lasca, agradece, reconhece, mas critica também. Nota zero "praquela" buzina com som de ambulância. Isso é coisa que se faça, meu filho? Ambulância é coisa séria e trabalha salvando vidas. Pra que confundir as coisas, deixar o povo assustado e o trânsito atrapalhado? Gostei não, visse? Ah, e teve também Dudu que prometeu, mas não apareceu. E agora, cadê o anunciado Plano Diretor Cicloviário? Vamos lá, o povo precisa saber, principalmente o trabalhador que usa a bicicleta como meio de transporte pra tudo.

DO PEDALA AO MORRO - E pronto, gente, finalmente o APS volta às atividades depois de 40 dias de recesso, desde dezembro. Bota pra moer, prepare as canelas, os cambitos e coração, o passeio do próximo domingo, dia 02 de fevereiro, tem ladeira pra arrombar legal. O APS sai da Jaqueira, às 8h, com destino ao ponto histórico que já virou bairro turístico: Morro da Conceição. Amarele, não. Você vai subir a ladeira com tranquilidade e aguentar o passeio de 30km numa boa, principalmente depois da bênção de padre Roberto. Antenado com a juventude apessiana, que vai dos 8 aos 80 anos - rsrsrs - o padre Roberto é de sábias palavras de otimismo e valores morais. Este ano, tem uma surpresa a mais. Eu disse: "a mais".

COISAS DE MAROCA E DO CORAÇÃO - Um novo casal de namorados no APS. O nome só depois de autorizado; Um casal prestes a uma grande surpresa. Se é surpresa, conto não - rsrs; Deixaram uma casca de banana na grade do Palácio das Princesas. Maldade!; o pior de tudo que Maroca descobriu - meninas "penetraram" na fila do açaí com salada de frutas. Que coisa feia, garotas - rsrsrs

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CICLISMO EM ALTA NESTE DOMINGO

GUIAS - O APS vai direto para o Quartel do Derbi, neste domingo 26 de janeiro. A concentração do pessoal que vai trabalhar como apoio é às 7h. Quem é do APS procurar Gil para receber a camisa, independentemente de ser líder, fluxo ou vassoura. Para receber a camisa dos ciclistas dos demais grupos, procurar Eurico. Coordenação do passeio e apoio devem se encontrar na área entre a ponte e a lateral do quartel.

TRABALHO - Imprescindível chegar no horário, tempo para distribuição das camisas,  colocação das hastes nas bicicletas de frente e vassoura, orientação geral e de cada grupo com seu respectivo coordenador. Os ciclistas devem ajustar o rádio na frequência 1. O passeio começa às 9h.

ATENÇÃO 1: uso de meia posta nos seguintes trechos: entre a Praça do Entroncamento e a Igreja Batista da Agamenon Magalhães; Ponte Duarte Coelho; Agamenon Magalhães sentido Olinda; Agamenon Magalhães sentido Recife.


ATENÇÃO 2: locais de estrangulamento - João de Barros, Conselheiro Portela, Quarenta e Oito e no acesso à pista local da Agamenon Magalhães em frente ao Hospital da Restauração.


EM TEMPO - Você ainda pode se inscrever no domingo das 7 às 9h, lá mesmo no quartel do Derby. Não esqueça: dois quilos de alimento não perecível. Solicite sem, acanhamento, seu comprovante de inscrição. O comprovante é peça fundamental pra você receber o brinde ou a bicicleta sorteada.E é só torcer pra ganhar.

DUDU - Coisa boa, o governador Eduardo Campos vai anunciar um bocado de novidades para a melhoria da mobilidade urbana. Agora, a gente tem que ficar cobrando, hein! Se o negócio demorar a sair do papel, ultrapassar os prazos, o cidadão tem que fincar pé e exigir o que de direito é dele. Ouvidos atentos, o anúncio vai ser domingo 26,  dia do passeio Pedala PE. Depois disso, parece (Maroca disse "parece") que na próxima semana vai haver uma reuniãozinha informal sobre o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana. Obaaaaaaa, tomara que convidem representação ciclística - rsrsrs

CARTILHA - Sabe a cartilha do motorista? Aquela que orienta motoristas a conduzir o veículo em consonância com a lei? Pois é... vai haver uma igual para os ciclistas. Legal, viu, porque ciclista também tem responsabilidade no trânsito, como respeitar sinais,  circular na via junto aos veículos, quando não houver ciclofaixa, usar a rua pra pedalar e não a calçada. Já pensou se você vai pela calçada e dá de cara com uma velhinha de 88 anos? Coitadinha, ela já vem se equilibrando pra não afundar naqueles buracos e ainda se arrisca a ser atropelada por uma bicicleta. Eu, hein! Vou dizer, Maroca mesma reclama quando vê ciclista e motociclista pedalando ou estacionando em calçada.

 Motoristas e ciclistas compartilhando a via

A FUNDO - Pra terminar, ciclista é o máximo. Ele colabora com o meio ambiente, ajuda a diminuir os congestionamentos e ainda é xingado por quem acha que a gente tá só fazendo charme. Bibit, bibit, bibit... é uma aporrinhação danada nos ouvidos de tanta buzina, mas a gente tem que admitir que, enquanto uns pedalam com consciência, outros acham que podem fazer qualquer besteira no trânsito só porque são "menores e mais fracos". Nada disso. Pra um trânsito legal, todo mundo- do pedestre ao motorista de caminhaozão - todo mundo tem o que aprender.Talvez a gente nunca veja, mas quem sabe nossos filhos, netos e bisnetos tenham um trânsito melhor? A gente está plantando.

PEDALA PE ABRE INSCRIÇÕES

INSCRIÇÃO - Até o próximo sábado, dia 25, das 8h às 18h, no Quartel do Derby, você pode trocar 2k de alimento não perecível por uma das 3.900 camisas brancas, alusivas ao evento, e o cupom que dá direito a participar do sorteio de brindes e seis bicicletas Zumi, única fábrica pernambucana de bike. No domingo 26, dia do passeio, os retardatários ainda podem se inscrever, mas somente durante a concentração, às 8h.

PASSEIO - Com saída marcada para as 9H em ponto, por um percurso de 13,5km, o passeio é promovido pela Secretaria das Cidades, com apoio voluntário de vários grupos ciclísticos, inclusive o APS. Segurança e lazer garantidos pela PMPE, CTTU, ônibus e caminhão de apoio, ambulância, trio elétrico e frevioca. Convidado, o cantor e compositor Marrom Brasileiro vai animar o esperado público de quatro mil participantes.

PLANO DIRETOR - A parada pra descanso e hidratação vai ser na Praça da República, onde se realiza o sorteio. É lá, também, que o Plano Diretor Cicloviário será entregue aos municípios que fazem parte da Região Metropolitana. Além disso, será feito o anúncio de várias ações para melhoria da mobilidade urbana, que devem ser implantadas a curto, médio e longo prazos. De lá, o público retorna à praça do Dery, finalizando o evento.

APOIO - Cem ciclistas, de variados grupos da RM, vão participar como apoio, usando camisa amarela. Trinta estarão à frente, conduzindo passeio; 40 , nas laterais, garantindo a organização do público e orientando os cansados, perdidos e/ou com bicicleta quebrada; mais 30, na posição de "vassoura", evitando que alguém se distancie. Cada grupo de apoio tem um coordenador a quem deve se dirigir para receber a camisa e a orientação de trabalho. Frente, com Gil Sobral, do APS; fluxo, com Eurico, do Corujaqueira; vassoura, com Gian, do Pedal.

CONCENTRAÇÃO - Todo o pessoal de apoio deve estar no Quartel do Derby, pontualmente, às 7h, e procurar seu respectivo coordenador, na área que fica ao lado da ponte. A concentração pública começa às 8h e o passeio sai às 9H. Rosaly Almeida, da gerência de ciclovia da Secretaria das Cidades, vai disponibilizar rádio para os coordenadores. Mas o apoio que dispuser de rádio próprio pode levar o seu e utilizá-lo na frequência 5.

LEIA  ATENÇÃO - Os ciclistas do APS, escalados para apoio, estão na lista abaixo, com sua respectiva colocação. Confira:

FRENTE -
Fátima Campos - Gil - Gilson - Guilherme Ayres - Jandete - Rafaela Paiva - Márcia Esteves - Márcia Cunha - Míriam Sonoda - Mirna - Olga Dias  - Paula Maia - Sandra Vespasiano - Silvia Assis

FLUXO -
Bebeto Abreu - Daniel Coutinho - Daniel Dias - Denys - Diógenes - Jorge Brito - Lia Albuquerque -
Márcio Paiva - Marcos Paiva - Matheus Buarque - Pedro Henrique - Roberta Tavares - Roberto Lugo Vítor Paiva -

VASSOURA -
David - Deorge - Deorge Neto - Gabriel - José Alberto - Luis Góes - Milton -

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

3 º PEDALA PE 2014


No próximo dia 26 de janeiro, a Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco está novamente promovendo o passeio ciclístico Pedala PE, saindo do Quartel da Polícia Militar às 8h30.  Vai ser um belo domingo, rodando 13,5 km pela cidade, uma festa animada por Marrom Brasileiro. Trio elétrico, frevioca, ônibus, caminhão, 100 ciclistas-guias, Bptran e CTTU fazem apoio para total conforto e tranquilidade do público participante. Você pode se inscrever trocando dois quilos de alimento não perecível pela camisa alusiva ao evento e concorrer ao sorteio de seis magrelas Zumi, única fábrica pernambucana de bicicleta. As inscrições começam no dia 20 e vão até o dia 25, das 8h às 18h, no Quartel do Derby. Também no dia 26, durante a concentração, antes do início do passeio. Mas não deixe pra última hora.

A concentração dos guias convidados para apoio ao 3º Pedala PE começa às 7h. O público deve chegar a partir das 8h. O passeio está marcado para sair pontualmente às 8h30. A parada pra descanso vai ser na Praça da República, onde o Plano Diretor Cicloviário vai ser entregue aos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana. Além disso, segundo Rosaly Almeida, da Secretaria das Cidades, será anunciada uma série de ações para melhoria da mobilidade urbana. Nesta ocasião, clame pela sua sorte - rsrsrs - é hora do sorteio.Você sabia que 58% dos trabalhadores da RM utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer?


A seleção dos guias não é exclusividade do APS, Corujaqueira e Pedal. Cada grupo deve indicar seus representantes, cabendo à coordenadora geral do evento, Rosaly Almeida, fechar a quantidade exata de 100 guias. Trinta deles estarão na frente, coordenados por Gil, do APS; 40 serão localizados no fluxo lateral, sob a coordenação de Eurico, do Corujaqueira; os 30 restantes, na vassoura, coordenada por Gian, do Pedal. A camisa amarela os guias será entregue pela respectiva coordenação.Os representantes indicados devem confirmar até o dia 15 de janeiro, próxima quarta-feira. Passado o prazo, será dada oportunidade aos ciclistas de uma lista-reserva.

Para a seleção de seus representantes, o APS levou em conta a experiência de ciclistas nas funções de guia-frente, fluxo e vassoura nos eventos de grande porte; sua disponibilidade para orientar o público e fazer do passeio o evento mais tranquilo possível. Veja abaixo a relação do APS, confirme sua participação através do email ou facebook de Roberta Tavares e informe o tamanho de camisa que você usa. É muito importante que isso seja feito até o dia 15. 


FRENTE - Denise Pimentel -Fátima Campos -Gil - Gilson - Guilherme Ayres -Jandete -Márcia Cunha -Márcia Esteves -Míriam Sonoda -Mirna -Sandra Soares -Silvia Assis -Paula Maia -

FLUXO - Bebeto Abreu -Daniel Coutinho -Daniel Dias -Daniel Santos -Denys -Diógenes -Gláucio -Luciano Alcântara -Márcio Paiva -Marcos Paiva -Matheus Buarque -Pedro Henrique -Ricardo Nogueira -Roberta Tavares -Roberto Lugo -

VASSOURA - David -Deorge -Deorge Neto -Gabriel -Jaime -José Alberto -Luis Góes - Milton -Moab -